História

Fundado em 14 de março de 1956, o Grupo Sultepa sempre atuou na construção pesada; suas atividades iniciais consistiam principalmente em terraplenagem e pavimentação. A partir desse ponto, o Grupo expandiu e diversificou suas atividades, passando a incluir uma ampla gama de serviços de construção. Sua sede central se localiza em Porto Alegre – RS, tendo atuação em todo o Brasil.
Década de 60: no fim da década, o Grupo Sultepa já era a maior empresa construtora de estradas do Estado do Rio Grande do Sul. E em 1968, ao adquirir a segunda maior central de britagem do país, juntamente com outros equipamentos, a companhia se tornou a maior cliente das fábricas de equipamentos de pavimentação do Brasil. A partir de 1969, executou vários projetos aeroportuários, além da sua já consolidada atuação rodoviária. A alta qualidade técnica das obras aeroportuárias executadas pelo Grupo Sultepa abriram espaço para a companhia em outros setores.

Década de 70: em 1970 o Grupo Sultepa foi contratado pela Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul – CEEE para realizar sua primeira obra do mercado energético, a Barragem de Candiota II. Depois disso, o Grupo passou a executar vários outros projetos relacionados à geração de energia. A competência técnica do Grupo Sultepa permitiu que ingressasse também no seleto mercado portuário. A companhia realizou inúmeras obras portuárias, dentre elas a restauração do molhe leste do Porto de Rio Grande – RS. Em 1977, iniciou suas primeiras obras hidráulicas e já em 1979 contratava a execução de sua maior obra nesse setor, o sistema de abastecimento de água do Distrito Industrial de Rio Grande – RS.

Décadas de 80 e 90: o Grupo Sultepa começou diversos projetos, inclusive a construção de unidades populares, obras industriais, hospitais e redes de escolas públicas. Foi aí que a companhia ingressou no mercado de obras de infra-estrutura urbana. Foi responsável pela construção do Trem Metropolitano, ligando as cidades de Porto Alegre – RS e Sapucaia – RS e, mais tarde, Sapucaia – RS e São Leopoldo – RS. Em 1986, o Grupo Sultepa passou a ser uma empresa de capital aberto, com ações negociadas na bolsa.

Década de 2000: atenta às exigências do mercado, da globalização e da concorrência, o Grupo Sultepa percebeu a necessidade de uma nova postura, optando por iniciar uma gestão voltada para a qualidade.
Da mesma forma, a preocupação com o meio ambiente se tornou uma preocupação permanente na empresa. Por isso, atualmente, desenvolve uma gestão ambiental que cuida de questões como redução de resíduos industriais, assim como tratamento, reciclagem e outras ações que contribuam com a preservação ambiental. Paralelamente, está em andamento o planejamento de outros projetos de importância estratégica para a organização.

Além disso, a companhia atingiu a maturidade em todos os mercados de obras de construção, mantendo um quadro técnico e um parque de máquinas capaz de executar qualquer tipo de obra. Já recebeu vários prêmios, entre eles o Top de Marketing pela ADVB / RS em 1997 e Certificação de Participação no Prêmio Responsabilidade Social de 2001 a 2006 ininterruptamente.

No decorrer de seus 50 anos, o Grupo Sultepa forjou uma sólida tradição e adquiriu uma vasta experiência nos segmentos de construção pesada e construção civil, assim como na concessão de serviços públicos. Além disso, a companhia sempre investiu na aquisição e emprego de tecnologias modernas, de forma que foi responsável pela introdução, no Brasil, de diversas técnicas inovadoras em suas áreas de atuação. Atualmente, o Grupo Sultepa é um dos líderes na pavimentação rodoviária no sul do país, com mais de 5.100 km de estradas construídas.